Descubra UFSM começa com sol, música e corredores lotados: 27 mil pessoas devem passar pelo campus

Descubra UFSM começa com sol, música e corredores lotados: 27 mil pessoas devem passar pelo campus

Fotos:Vinicius Becker (Diário)

O campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se transformou, nesta quinta-feira (25), em um grande mapa do futuro para uma multidão de jovens. Com um sol vibrante e corredores tomados por estudantes de mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, teve início a 12ª edição do Descubra UFSM. O evento, que espera receber cerca de 27 mil visitantes até sábado (27), é, para muitos, o primeiro e decisivo contato com o universo acadêmico, um lugar para tirar dúvidas, conhecer cursos e, como o próprio nome sugere, descobrir quem se pode ser.


Um evento feito por e para estudantes

Fotos:Vinicius Becker (Diário)

O que torna o Descubra uma experiência tão potente é o protagonismo dos próprios acadêmicos da UFSM. São eles que, na maioria, organizam, recebem os visitantes e apresentam os mais de 120 cursos de graduação.


– É um evento feito majoritariamente por estudantes. A gente precisa da cara da gurizada para receber esse pessoal e mostrar o campus. Quem faz o Descubra acontecer é o estudante da UFSM – afirma Janine Appel, da comissão de organização.


Nos estandes, muita gente interessada em novas possibilidades. Quem ficou com a missão de mostrar o curso é Isabela Matos, 21 anos, que veio de São Paulo para estudar Produção Editorial na UFSM e, em seu último ano de faculdade, reservou o dia para mostrar um pouco do conhecimento que adquiriu ao longo da graduação. 

– É muito gratificante. Tem gente que chega aqui e pergunta da comunicação no geral, e vamos explicando. O pessoal fica: "Nossa, é muito legal o curso de vocês". É muito interessante saber que a gente consegue trazer um pouquinho do sentimento de ser um produtor editorial – conta a estudante. 


Ao lado dela, o colega Carlos Eduardo, 21 anos, reforça a importância de mostrar na prática o que se aprende em sala de aula.


– É interessante poder demonstrar o que a gente aprende para os alunos das escolas. Assim, eles podem se inspirar e conhecer um pouco do que a gente faz no dia a dia – diz o acadêmico.


Muito além da escolha profissional

Para a futura reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime, o evento transcende a orientação vocacional.


– Quando a gente fala "Descubra", logo se pensa em descobrir uma profissão. Mas é muito mais do que isso. O Descubra ensina várias questões cidadãs, como a quebra de preconceito, porque nesta instituição nós temos diversidade e inclusão. É uma feira que proporciona várias reflexões – pontua Martha.


O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch, reforça o impacto do evento ao longo de suas 12 edições.


– São muitas histórias de pessoas que contam: "Olha, a primeira vez que eu me vocacionei foi em um Descubra". É como se fosse um estalo. Hoje, temos estudantes que vieram, escolheram a profissão, trabalharam no Descubra e, agora, são egressos da UFSM – celebra o pró-reitor.


Interação e brindes no estande do Diário

Próximo à entrada do evento, o estande do Grupo Diário se tornou um dos pontos de maior movimento. Um game interativo com perguntas sobre o Enem e o vestibular da UFSM, realizado pelo Totem Vestibulares, atraiu filas de estudantes que, acertando ou errando, ganham brindes como copos, chinelos e suportes para celular.


– Nós auxiliamos eles a darem o primeiro passo. É fundamental para que possam chegar ao objetivo deles. O sentimento é único, conseguir fazer com que eles realizem o sonho não só deles, mas da família – afirma Jader Escobar, diretor do Totem.


No mesmo local ainda tem brindes da Ademicon Santa Maria e do Instituto Manager Centro, que conta com uma plataforma 360 em que os estudantes podem gravar vídeos. 


Programe-se

O Descubra UFSM segue até sábado, com uma vasta programação de oficinas, mostras de dança, shows e palestras. Confira alguns destaques:

Sexta-feira (26):

  • 10h: Mostra de dança "Descubra Dança", com alunos dos cursos de Dança da UFSM.
  • 14h: Segunda apresentação da Mostra "Descubra Dança".
  • 15h45min: Exibição do vídeo "Caça Tormenta: A Ciência atrás das tempestades".

Sábado (27):

  • 9h: Oficina "Visões de Futuro – Corpos que Sonham".
  • 13h: Concerto da Orquestra Viva.

A programação está sujeita a alterações.


A cobertura do Grupo Diário no Descubra UFSM tem o patrocínio de Totem Vestibulares, Instituto Manager Centro e Ademicon Santa Maria, e conta com o apoio da AMF. A Rádio CDN (93,5FM) e a TV Diário, no YouTube, realizam uma cobertura especial durante todo o evento, com um programa direto do campus no sábado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estância do Minuano sedia etapa do circuito de salto neste fim de semana; entrada é gratuita e aberta ao público Anterior

Estância do Minuano sedia etapa do circuito de salto neste fim de semana; entrada é gratuita e aberta ao público

Evento Franquias do Sul impulsiona novos empreendimentos em Santa Maria neste sábado Próximo

Evento Franquias do Sul impulsiona novos empreendimentos em Santa Maria neste sábado

Geral